Clóvis Pereira e Orquestra e Coral da UFPB (Universidade Federal de Paraiba) - Grande missa nordestina (1979)
Lp Marcus Pereira MPL 9395

Tracklist
01 - Kyrie
02 - Glória
03 - Credo
04 - Sanctus
05 - Agnus Dei

Time: 38:53
mp3 ~ 320 kbp/s
Covers
Size: 89 MB

Clóvis Pereira - composição e regência

Kyrie - O Kyrie tem sua estrutura melódica baseada nas escalas nordestinas usadas pelos violeiros e sua rítmica apoiada na "Dança dos Caboclinhos"
Glória- A Glória explora a influência musical da península ibérica, importada nos tempos coloniais e que ainda hoje permanece na Zona da Mata sem sofrer as influências da música urbana litorânea. Aqui, em certos trechos, os violinos são tratados na orquestraçãoà maneira de tocar dos nossos "rabequeiros".
Credo - O Credo, logo na sua exposição, retrata a ambientação própria de uma "Cantiga de Cego". São explorados nesta parte da obra vários elementos musicais comuns ao "Baião de Viola" e às "Bandas de Pífanos".
Sanctus - O Sanctus toma emprestado ao Kyrie a sua essência melódica e a transfigura harmônica e ritmicamente para manter a ambientação própria do momento litúrgico.
Agnus Dei - O aboio dos vaqueiros nordestinos serviu de motivação para estruturar o Agnus Dei, onde o compositor emprega uma harmonia típica do Nordeste, tentando afastar propositadamente os modelos harmônicos estranhos à nossa cultura.

_______

Clóvis Pereira dos Santos (Caruaru, 14 de maio de 1932) é compositor, arranjador, pianista e regente brasileiro. É compositor de frevos, caboclinhos e maracatus, além de obras para coro e orquestra e de peças para orquestra sinfônica.

Clóvis Pereira é membro da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea (SBMC) com sede no Distrito Federal, onde participou do I Encontro Nacional de Compositores de Música Erudita, tendo ainda o seu nome registrado na oitava edição da Enciclopédia Britânica "Who's who in Music".

******************
English
Clovis Pereira - composition and conducting
Kyrie - The Kyrie melodic structure is based on scales used by Northeastern and his rhythmic guitar players supported by the "Dance of the Caboclinhos"
Glory - The Glory explores the musical influence of the Iberian peninsula, imported in colonial times and that still remains in the Zona da Mata without suffering the influences of coastal urban music. Here, in places, the violins are treated in orchestracion in way to play our "rabequeiros."
Creed - The Creed, already in its exhibition, portrays the ambiance of an own "Ditty the Blind." Are explored in this part of the work common to the various musical elements "Baião Viola" and "Band of Fife."
Sanctus - The Sanctus Kyrie borrows its essence to the melodic and harmonic and rhythmically transformed to maintain the ambiance of the liturgy itself.
[I]Agnus Dei[I] - The Cowboys aboio northeastern served as motivation for structuring the Agnus Dei, where the composer employs a typical line of the Northeast, purposely trying to avoid harmonic models alien to our culture.
_______
Clovis Pereira dos Santos (Caruaru, May 14, 1932) is a composer, arranger, pianist and conductor Brazil. It frevos composer, and maracatus caboclinhos, as well as works for choir and orchestra and symphony orchestra parts. Clovis Pereira is a member of the Brazilian Society of Contemporary Music (LCS) based in the Federal District, where he attended the First National Meeting of Composers of Classical Music, still having his name registered in the eighth edition of the Encyclopaedia Britannica "Who's Who in Music."

[Hidden link. Register to see links.]